Matinhos é a cidade com mais casas de veraneio do Brasil, segundo Censo 2022



  1. Matinhos, no Paraná
  2. Mongaguá, em São Paulo
  3. Bertioga, em São Paulo
  4. Mangaratiba, no Rio de Janeiro
  5. Capão da Canoa, Rio Grande do Sul
  6. Vera Cruz, Bahia
  7. Ubatuba, em São Paulo
  8. Itanhaém, em São Paulo
  9. Tramandaí, no Rio Grande do Sul
Em Matinhos, cidade paranaense, nada menos do que 61,12% dos lares são de uso ocasional. Entre os municípios com mais de 40 mil domicílios, a cidade litorânea paranaense é a campeã do veraneio.

Dados do novo Censo IBGE mostram que o número de lares de uso ocasional aumentou 70% nos últimos 12 anos, com as cidades litorâneas concentrando 6,6 milhões dessas casas

Chama a atenção, na lista das 10 cidades com mais casas de veraneio, a quantidade de municípios paulistas: Mongaguá (56,26%), Bertioga (55,45%), Ubatuba (49,64%), Itanhaém (47,32%) e Peruíbe (42,55%).

A quarta deste ranking, Mangaratiba, no Rio, é uma cidade famosa pelas mansões de milionários e tem 54,66% dos domicílios usados apenas ocasionalmente.

Em números absolutos, a cidade do país com maior número de casas de veraneio é Praia Grande, também em São Paulo: 107.402 domicílios do município são de veraneio, ou 41,73% do total.

Apesar de todos os municípios citados terem as praias como destinos mais cobiçados durantes as férias, o Nordeste aparece apenas uma vez, com a cidade de Vera Cruz, na Bahia, em sexto lugr, com mais da metade dos domicílios (51%) sendo ocasionais.

Além disso, mesmo sendo a região com maior crescimento demográfico nos últimos 12 anos, o Centro-Oeste não apresenta municípios com parcela relevante de domicílios de veraneio

Conheça os destinos mais procurados por veranistas:

Matinhos (PR) — 61,12%

Cidade no litoral paranaense, Matinhos hospeda diversos balneários, tornando as praias o principal destino daqueles que desejam descansar. Apesar disso, as belas faixas de areia e mares azuis não são os únicos atrativos. O município oferece várias opções de trilhas, ecoturismo, montanhismo, passeios e parques arborizados, incluindo o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, criado em 2001.

Fonte: O Globo