O feriado foi um importante termômetro para mostrar a diferença do ano passado para este, com uma projeção de aumento de vendas no comércio de 15% até 25%, o número recorde turistas mesmo prejudicado em parte devido o deslizamento de rochas na BR-277 em Morretes o que fez com que muitas pessoas evitassem vir ao litoral devido ao tempo de espera no trânsito. O investimento feito no litoral do Paraná em conjunto com a prefeitura de Matinhos que vem fazendo uma gestão com projetos importantes nas áreas de saúde, segurança, educação, turismo e desenvolvimento econômico mudam a cara do litoral paranaense que por anos estava esquecido.
Não adianta criar leitos para acomodação de turistas sem oferecer a eles atrações, pois sem isso eles não ficam na cidade e consomem menos. O investimento também fica fortalecido por meio do Trade Turístico do Litoral Paranaense, e tendo o apoio e atenção do representante da gestão do município envolvido prefeito Zé da Ecler no que se refere ao desenvolvimento da infraestrutura para acolher essas âncoras do setor, na segurança com a implantação da primeira central de monitoramento por câmeras de Matinhos, na saúde com a extensão do horário de atendimento dos postos de saúde, na educação com o resgate do CCP ofertando cursos de qualificação para que a população possa ter mais oportunidades de trabalho e renda, no meio ambiente com diversos pontos para que os turistas possam descartar o lixo de maneira correta e sustentável. Além das atrações como as praias com uma das melhores balneabildades do Brasil, neste verão também vai haver shows gratuitos para a população.
As obras de revitalização da orla de Matinhos não devem ser concluídas até o fim do ano. Com a movimentação de maquinário, a expectativa é de que os turistas tenham contato com os canteiros, que abrangem desde o balneário de Caiobá até o Flórida.
Mas para o presidente da Associação Comercial de Matinhos (ACIMA), Adriano Menine Ribeiro, isso não deve atrapalhar as vendas e a expectativa é de aumento do turismo na região.
Segundo o Governo do Estado, as obras iniciadas em 25 de junho têm previsão de serem finalizadas no segundo semestre de 2023. O investimento é de quase R$ 315 milhões em um trecho de pouco mais de 6 km de extensão. A engorda da faixa de areia da praia brava de Caiobá foi concluída em outubro, um mês antes do previsto.
Agora, outras frentes do Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos seguem sendo executadas como as obras de macro e microdrenagem, a construção de dois guias-correntes (Canal da Avenida Paraná e Canal do Rio Matinhos), dois headlands (Balneários Riviera e Flórida) e um espigão (Praia Brava, na altura do Pico de Matinhos). Por fim, as obras vão contemplar um paisagismo e o replantio da vegetação nativa.
Fonte: CBN Curitiba