Balneabilidade de Matinhos é melhor que das praias de Miami nos Estados Unidos

Quando começaram as obras da orla, vieram muitas comparações com outros locais onde aconteceram intervenções parecidas, até mesmo fora do Brasil. Intrigados com essa indagação e comparações fomos atrás de dados para ver se tudo que é de fora é melhor, claro que devemos guardar as devidas proporções nestas comparações. Sabemos que o Brasil como um todo ainda tem um déficit em diversas áreas, sendo elas a infraestrutura como uma das principais, mas nem tudo está perdido, na verdade podemos ter o que há de melhor e encontramos um dado muito importante não só para os turistas como para a saúde que se refere a qualidade da água.

Para a comparação utilizamos dados do próprio governo americano (estado da Flórida) em contraste com dados do governo brasileiro mais especificamente do governo do Paraná e o instituto Água e Terra (IAT). O estudo utilizado como meio de comparação principal foi feito pela empresa UK retailer Myprotein que constatou entre outros dados que a praia de South Beach em Miami na Flórida Estados Unidos tem o pior índice de poluição de todo o país. Os dados foram divulgados pelo jornal da cidade chamado Miami Herald e podem ser acessados diretamente por este link https://www.miamiherald.com/miami-com/miami-com-news/article253415545.html

No artigo são citados diversas praias de Miami onde foram feitas as coletas e análises e os resultados são impressionantes. As praias de Clearwater (2), Fort Lauderdale (3), Siesta Beach (4), and Panama City Beach (7). Tiveram os piores resultados onde no artigo, chega a citar para que os turistas que visitarem o local fiquem apenas na areia e se possível não entrem na água. No mesmo estudo ainda são citadas as praias nos Estados Unidos com a melhor balneabilidade foram elas Waikiki Beach no Hawaii, seguido por La Jolla Cove na California e Ka’anapali também no Hawaii.

Com esses dados em mãos comparamos com os dados de balneabilidade apresentados pelo Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) no ano de 2021/2022 https://www.iat.pr.gov.br/sites/agua-terra/arquivos_restritos/files/documento/2022-02/10o_boletim_litoral_21-22.pdf e pode se constatar que apenas dois locais são impróprios e estes são foz de rios, o que podemos excluir por não se tratar dos locais que tem maior visitação que neste caso são as praias e todas passando por alguns momentos de problemas em alguns balneários, mas voltando a qualidade normal como podemos ver, tem a qualidade da balneabilidade assegurada.

Fonte: Instituto Água e Terra -  Balneabilidade 2021/2022 (A Prainha apesar de pertencer a Guaratuba está localizada em Matinhos).

Dessa maneira podemos assegurar a balneabilidade, que  é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, etc), onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada, nas praias de Matinhos tem uma qualidade melhor do que nas praias analisadas na Flórida em Miami. O que mostra que a saúde um fato impreenscindivel para quem quer escolher uma praia e ter contato com água, Matinhos é o lugar ideal. Sendo assim podemos ver que nem tudo é melhor lá fora ou que aqui tudo é pior, sabemos que existem muitos pontos que Miami claro é superior sendo indices como os educacionais, economicôs e sociais. Mas no quesito sustentabilidade, Matinhos dá uma aula sobre o cuidado com o meio ambiente e conservação de suas praias, que são frutos de trabalhos de conscientização de muitos anos com a população e turistas e os resultados estão aí para serem mostrados.

Artigo escrito pela Equipe Notícias de Matinhos

Tradução do inglês para o português: Ivan J.J.

Dados da cidade de Miami: https://www.city-data.com/city/Miami-Beach-Florida.html 

Dados da cidade de Matinhoshttps://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pr/matinhos.html