Pobreza menstrual: Zé da Ecler sanciona lei que ajuda mulheres em vulnerabilidade social

 

Matinhos garantirá a distribuição gratuita de absorventes higiênicos femininos, o decreto foi publicado no diário oficial na data de hoje. A medida faz parte do Programa de Conscientização sobre a Menstruação, instituído pela lei n° 2.296/2022.

A distribuição do artigo de higiene é um dos itens do programa que tem como objetivo promover a atenção integral à saúde das pessoas que menstruam, combater a pobreza menstrual, diminuir a evasão escolar e educar a população em relação ao ciclo natural do organismo humano. A regulamentação do dispositivo ocorrereu no dia 15 de junho.

A lei é uma conquista de todas as mulheres matinhenses transformando em realidade esta política pública e garantindo dignidade menstrual às meninas e mulheres de Matinhos. Não podemos permitir que alunas percam aulas por falta de absorventes, nem que mulheres utilizem outros materiais, como pão, folhas e até papelão para controlar o fluxo menstrual e arriscar a própria saúde. É uma conquista histórica para todas as mulheres de Matinhos.

POBREZA MENSTRUAL

A expressão pobreza menstrual, também chamada de precariedade menstrual, é o termo dado à falta de acesso a produtos para manter a boa higiene no período de menstruação. Faz alusão ao direito, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, à higiene menstrual como saúde pública.