Fonte: Prefeitura de Matinhos |
Quem se beneficia com a produção do evento na cidade são os moradores com atrações especiais, o setor turístico com o aumento de visitantes e o comércio local que aumenta suas vendas em um período sazonal.
Para comemorar o aniversário de Matinhos, Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta na Praça Central. A Orquestra Sinfônica do Paraná fará duas apresentações nesta quinta-feira (9), como parte das comemorações pelo aniversário de 55 anos de Matinhos. Será na Paróquia São Pedro Apóstolo, na Praça Central. Os espetáculos terão como convidado o maestro Alexandre Brasolim.
Às 15h30, será realizado o Concerto Pedagógico. A apresentação é voltada a jovens, crianças, estudantes e toda a população que dispuser deste horário para aprender um pouco mais sobre os instrumentos de uma orquestra e sua composição. E às 19:30, acontecerá o Concerto Aberto. Nas duas apresentações, a entrada é gratuita.
Os concertos fazem parte do projeto Teatro Guaíra Para Todos. A organização é do Centro Cultural Teatro Guaíra, com o apoio do Governo do Estado, Secretaria Estadual da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência Geral da Cultura, Palco Paraná e Prefeitura de Matinhos, por meio do Departamento de Cultura - que responde à Secretaria Municipal de Educação.
Além do cronograma de shows que está preparado para a semana de aniversário da cidade que incluem nomes de peso como Fernando e Sorocaba e a banda Raça Negra.
Sabemos que sempre vão haver críticas algumas com algum tipo de fundamento outras mero ataque e especulação politica de uma oposição que ficou mais de uma década no poder e jamais propiciou algo nesse sentido a população, dentre uma das críticas ao evento que vemos nas redes sociais é que este "dinheiro" deveria ser transferido para a saúde, sempre é preciso deixar claro que que verba da saúde, se trata de uma verba exclusiva ou seja não pode ser alterada independente do que ocorra o valor destinado a saúde sempre será o que for informado através do planejamento e das leis como a LOA, dessa forma a verba destinada a esse tipo de evento vem de uma outra pasta nesse caso o turismo e desenvolvimento econômico que não tem nada a ver com a saúde e aliás possuí seu próprio budget ou verba que deve ser destinada a produção de eventos como esse e ao desenvolvimento econômico do município.
Se em outros anos um evento como esse nunca foi feito no município se deve exclusivamente a falta de visão dos gestores da época aliada a má administração de recursos, o que a atual gestão a frente da prefeitura de Matinhos comandada pelo prefeito Zé da Ecler mostra, que quando existe competência, vontade politica e uma administração transparente é possível fazer e está sendo feito, mesmo que alguns falem que anteriormente era impossível fazer.