Uma antiga reinvidicação que sempre esteve em pauta mas jamais foi colocada em prática em gestões anteriores era a valorização dos servidores municipais, principalmente da área da saúde que incluem diversos profissionais que vão de médicos, enfermeiras, técnicas em enfermagem, auxiliares, assistentes sociais, veterinários entre outros. Matinhos ficou conhecida vergonhosamente em todo Brasil por pagar salários bem abaixo da média que ganha qualquer profissional, isso fez com que diversos profissionais com qualidade e formação evitassem prestar concurso no município e aqueles que eram aprovados geralmente não assumiam e quando assumiam ficavam pouco tempo devido as péssimas condições de trabalho e principalmente pela pior remuneração entre os municípios do Litora do Paraná. Tanto que Matinhos por anos também foi a cidade recorde em pedidos de exoneração.
Através da nova gestão que assumiu a prefeitura de Matinhos, essa realidade começou a mudar reajustes no vale refeição, mudanças nas progressões e agora o projeto de lei 005/2022 aprovado hoje na Câmara de vereadores, mostra que essa gestão se preocupa com os servidores públicos concursados pois são eles que realmente movem o município com seu trabalho e dedicação e nada mais justo do que serem reconhecidos por isso, através de uma remuneração condizente com suas formações e especializações em cada área dando autonomia e dignidade para que possam prestar um serviço de qualidade a população.
O projeto de lei 005/2022 que versa sobre cargos e carreiras e vencimentos dos servidores da saúde, é o segundo plano de cargos aprovado pela gestão o primeiro foi o da Guarda Municipal uma reinvidicação antiga da corporação, agora são os servidores concursados da saúde que serão beneficiados pelo novo plano que além de fixar cargos e funções, também determina as remunerações iniciais, cargos como de Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem que recebiam próximo de hum salário mínimo quase dobraram seus vencimentos, o plano de cargos é amplo e varia de valores que vão de R$2.334,00 para servidores com ensino médio até 12.788,83 que incluí os médicos pediatras plantonistas de nível superior. Comparando com municípios como Guaratuba, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná a remuneração para todos os cargos fica bem acima da média. O plano é mais uma vitória dos servidores que lutaram e encontraram agora uma voz que os ouviu e fez valer seus direitos, a gestão demonstra mais uma vez para que veio e a cada dia ganha o respeito e reconhecimentos dos servidores. Sobre os cargos das outras pastas estes serão contemplados com o novo plano de cargos do quadro geral que está em desenvolvimento e será apresentado em breve para todos os servidores.