Matinhos segue recomendação e cancela carnaval de 2022 devido a pandemia

 

A Prefeitura de Matinhos, no litoral do Paraná, informou nesta quarta-feira (26) que decidiu cancelar as festividades de carnaval organizadas pelo poder público na cidade. No entanto, eventos promovidos pela iniciativa privada estarão liberados. A decisão foi tomada após uma reunião entre o prefeito Zé da Ecler, vereadores, integrantes das secretarias da Saúde e do Turismo e Desenvolvimento Econômico, além de representantes de entidades ligadas ao comércio e ao turismo.

No encontro, realizado no Complexo Educacional Francisco dos Santos Junior, ficou acertado que a Prefeitura não vai trazer um trio elétrico para Matinhos e nem particiar da organização de nenhum evento. Por outro lado, deve realizar ações festivas quando a curva de casos de Covid-19 reduzir e também no aniversário de Matinhos, no dia 12 de junho.

Segundo o comunicado encaminhado à imprensa, o prefeito Zé da Ecler disse durante a reunião que é favorável ao carnaval na cidade, desde que a pandemia esteja controlada. A Prefeitura pretende, com a decisão, reduzir a procura dos serviços da área da saúde.

O presidente da Associação Comercial Empresarial de Matinhos (ACIMA), Adriano Menine, participou do encontro e disse que a maioria dos comerciantes é favorável às ações realizadas apenas pela iniciativa privada, já que há preocupação com o aumento no número de casos da doença. A opinião de que a organização dos eventos fique apenas com a iniciativa privada é compartilhada pela Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral.

Guaratuba


Outros municípios também cancelaram as festividades de carnaval. Guaratuba anunciou a decisão na última sexta-feira (21). Os eventos em ambientes privados, no entanto, estão liberados desde que protocolados na Secretaria Municipal de Saúde.

O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Roberto Justus. Segundo o prefeito, a decisão aconteceu por conta do alto número de casos na cidade, sendo o maior desde o início da pandemia em 2020. O município está há três meses sem óbitos.

Morretes


O aumento no número de casos de Covid-19 também provocou o cancelamento do carnaval em Morretes. Um decreto suspendeu festas e eventos comemorativos em alusão à data na cidade.

 

Fonte: BandaB