Câmara de vereadores de Matinhos economizou quase 1 milhão de reais com o fim das diárias


     A Câmara de vereadores de Matinhos, já foi palco de diversas polêmicas e esteve manchada durante anos pelo suposto esquema de diárias que envolviam vereadores e funcionários da casa de leis, cursos eram realizados em diversas cidades com o intuito principal de capacitar e desenvolver o conhecimento dos nobres "edis". Mas infelizmente o que ocorria segundo denúncias era que o curso apesar de constar realizado muitas vezes não era, e também não havia nenhuma forma de saber se o mesmo ocorreu ou se o vereador/funcionário assimilou os conteúdos ofertados. Tendo em vista as leis que tiveram no triênio 2017 até 2019 acreditamos que não, pois foi nesse período que leis como a que proibiram o Bavaresco e outras empresas de instalar no município foram criadas, com o intuito claro de beneficiar terceiros interessados em criar um monopólio do setor na cidade.

    Para o bem da população uma nova gestão assumiu com o compromisso de reparar a imagem tão desgastada da câmara perante o povo e para isso o primeiro e importante passo foi dado esse ano, através de um programa de cursos semelhante ao ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) do governo federal, onde os cursos são ofertados de maneira gratuita por servidores e demais funcionários com formação, qualificação e conhecimento na área. Dessa maneira diversos palestrantes tiveram a oportunidade de falar sobre temas diversos durante este ano na câmara de Matinhos, que variaram desde administração pública até cuidados com a saúde, o melhor é que além dos vereadores e servidores, a população através da internet também pode acompanhar, e o fato mais importante é que isso não custou nenhum um centavo aos cofres públicos ou seja o dinheiro do contribuinte.

    Entre os dados mais importantes levantados é uma comparação com o ano de 2018 por exemplo em que a câmara de vereadores de Matinhos gastou mais de R$750 mil reais em diárias. Somando os salários dos edis e cargos comissionados à esses valores os gastos passaram dos R$ 3 milhões na época. Conforme informa o portal da transparência e a reportagem feita pela Rádio Litorânea, dessa maneira a economia feita pelos vereadores beneficia a todos pois esses recursos voltam para a população através de benfeitorias, serviços e novos investimentos seja na área da saúde, segurança e educação.