Se 2020 foi o ano que a esperança venceu o medo, 2021 é o ano que Matinhos marca sua volta ao desenvolvimento econômico e social. Foram necessários 12 anos, para que os matinhenses pudessem voltar a sonhar novamente com uma cidade onde desenvolvimento seria a palavra de ordem, onde não haveria medo de um empreendimento como um Supermercado poder se instalar no município para gerar empregos e renda para a população sem ter sua obra embargada para beneficiar monopólios que fizeram o município andar para trás, se reduzindo apenas a um local que é lembrado pelas pessoas por suas belezas naturais, mas infelizemente também por escandâlos na politica local, esse tempo em que os matinhenses se envergonhavam pela cidade não evoluir e apenas regredir no tempo, acabou.
Um novo tempo começou junto com a gestão a frente da prefeitura de Matinhos comandada pelo prefeito Zé da Ecler, os primeiros passos foram dados após minuciosas análises, através de uma auditoria do que tinha sido feito com o dinheiro público, o que se constatou foi que este dinheiro que deveria voltar para a população através de melhorias em áreas como saúde, segurança e educação não foi empregado da maneira como deveria, a começar que a administração passada se quer entregou as chaves para o atual prefeito, mostrando a falta de caráter e ética por parte do prefeito passado, esse era o tipo de ser humano que governava a cidade e se quer olhava no rosto da população alguém que usou o cargo apenas em benefício próprio, não apenas ele mas parte de funcionários comissionados que ao fim de sua gestão tentaram de diversas formas destruir provas como arquivos, sejam físicos ou digitais para que a nova administração não descubrisse a corrupção dentro do órgão público, entre as descobertas feitas pela administração após auditoria, estão o pagamento de 2 milhões referente a um aterro fantasma que existia apenas no papel, também que não foram feitas licitações, faltavam itens básicos em todas as secretarias tudo feito com o intuito de prejudicar o novo prefeito. Mas a população se atentou a esse e outros fatos e deu um voto de confiança para a nova administração e não se desapontou.
A primeira batalha a ser vencida foi da própria eleição pois uma outra chapa de maneira vergonhosa tentou no tapetão podre da política tirar o mandato do prefeito por motivos torpes, sendo que é a população através do voto que o colocou lá e assim em maio, o MPF e TRE sancionaram a vitória de Zé da Ecler colocando um fim a época do atraso em Matinhos. Após isso a população começou a ver para que veio o novo prefeito, com o Bavaresco funcionando, a implementação de um Shopping da cidade e muitos outros empreendimento que estão vindo para Matinhos, com o apoio da prefeitura em obras como a ampliação da JK e a revitalização da Orla. Matinhos se tornou exemplo no Paraná sendo o primeiro município a implementar o plano estadual de resíduos sólidos, foi destaque na vacinação contra a Covid-19 tendo em setembro mais de 92,58% da população vacinada com a primeira dose, destaque nas áreas de obras e manutenção urbana como o asfalto nos balneários na Av. Beira Mar que há 12 anos era aguardado pelos municípes e foi feito com recurso próprios do executivo. O Natal se tornou uma atração imperdível com show de luzes e atrações especiais como nunca tinha se visto antes. Não foi apenas na prefeitura que houveram mudanças na câmara também diversos projetos importantes foram aprovados, como do "Passe Gestante" o "Armazém da Família" e também a proibição da cobrança da taxa de religação de água e luz no município, além da câmara economizar quase 1 milhão de reais só nesse primeiro ano com o fim das famigeradas diárias.
A mudança já começou e isso beneficia a todos de moradores até turistas, algo que não pode se negar nem mesmo aqueles que pertenciam a administração passada e hoje fazem parte da oposição reconhecem que a atual administração fez muito mais pelo município neste primeiro ano do que a gestão passada no mandato inteiro, houveram gargalos e se criou uma barreira em relação a população na administração passada não havia diálogo apenas medo, e isso em uma democracia faz com que a população se distancie, tornando uma gestão insustentável, fato que com a nova gestão já foi superado através das redes sociais e um contato mais próximo no dia a dia com o povo na rua. O prefeito sabe que muito ainda há de ser feito e está fazendo, com isso está gestão tem tudo para ser a melhor gestão da história recente de Matinhos pois já demonstrou que vontade política tem, e o "know how" para tirar os projetos do papel, tornando eles realidade. Quem ganha é a população a maior beneficiada, através da geração de empregos, renda e o desenvolvimento social.