Lei do cartão dignidade é sancionada pelo prefeito Zé da Ecler e se torna realidade em Matinhos


  O chamado "Cartão Dignidade" foi uma das promessas de campanha feitas pelo atual prefeito José Carlos do Espírito Santo (Zé da Ecler), que já no primeiro ano da sua gestão conseguiu tirar o programa do papel, transformando a vida de milhares de famílias matinhenses que se encontram em vulnerabilidade social.

 Foi publicada na data de hoje no diário oficial do município de Matinhos, a lei 2.293 de 2021 que trata sobre a instituição do "cartão dignidade" que tem como finalidade atender as famílias em situação de vulnerabilidade social no município através da transferência de renda.

 A SMAS (Secretaria Municipal de Assistêncial Social) será a responsável por avaliar e conceder o benefício às famílias em situação de vulnerabilidade social, conforme os critérios pré-definidos no programa, com o devido acompanhamento dos beneficiados.

 Entre as inovações do programa estão a criação de um auxílio alimentação complementar no valor de R$120 reais, mais um valor destinado ao "Vale Gás" no valor de R$80 reais, conforme a disponibilidade orçamentária a cada 3 meses.

 É importante frisar que mesmo nesse período onde a pandemia vai se enfraquecendo e caminha para um possível fim, vários municípios sofreram as consequências do período pandêmico com cortes nas suas receitas e orçamento, por isso a criação de um programa que atenda a população em vulnerabilidade social é de suma importância para tentar diminuir o impacto sofrido por essas famílias que estão na base da pirâmide social brasileira e compõem a parte que mais sofre suas consequências.

 O programa se torna um exemplo para governos e prefeituras de que é possível fazer mais com uma gestão fiscal eficiente e transparente, equilibrando gastos com pessoal, liquidez e autonomia tudo isso no primeiro ano de uma gestão que mostrou que a vontade política pode mudar a realidade de um município e sobretudo das pessoas que vivem nele.