Matinhense é o primeiro paciente no mundo a ser operado por um Robô

 

 O empresário Edmilson Dalla Vecchia Ribas, 61, que mora em Matinhos, no litoral do Paraná, foi o primeiro paciente com diabetes tipo 2 a se submeter a uma cirurgia metabólica robótica no mundo. A intervenção foi realizada no mês de julho no Hospital Marcelino Champagne, vinculado à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba.

"Na verdade, deixei o hospital sem tomar insulina", disse Ribas em uma entrevista. “Foi uma grande vitória. A recuperação foi muito rápida. Já tenho uma vida normal, dirigindo, trabalhando, perdendo peso. Foi uma cirurgia de muito sucesso ”. Hoje é considerado curado. “É uma vitória da medicina e do Dr. Alcides. Ele realmente é um cara bom no que faz. "

Ribas se referia ao cirurgião gastrointestinal Alcides Branco, responsável pela cirurgia metabólica e pioneiro na tecnologia robótica.

O médico disse que usar o robô trouxe mais segurança e resultados para os pacientes. Anteriormente, era feita uma incisão no abdômen do paciente, seguida de videolaparoscopia, técnica cirúrgica minimamente invasiva, em que pequenas incisões são feitas na região abdominal, e agora cirurgia com o auxílio de robôs. O médico comentou: “Isso melhorou a qualidade em relação ao pós-operatório e os pacientes tiveram um resultado muito positivo”.

A cirurgia metabólica é a cirurgia do sistema digestivo, usando técnicas bariátricas, para tratar o diabetes tipo 2.

Três outros pacientes já se inscreveram para cirurgia assistida por robô. Segundo o médico, a doença tem amplo tratamento clínico, mas uma pequena porcentagem dos pacientes não responde ao uso de medicamentos. “O robô é uma nova ferramenta agregada ao tratamento cirúrgico do diabetes, que proporciona mais qualidade cirúrgica, mais segurança e melhores resultados e performance. Faz parte da evolução ”.

Padrões

No entanto, Alcides Branco destacou que nem todos os pacientes com diabetes tipo 2 podem ser submetidos à cirurgia metabólica robótica. Só é indicado nos casos em que o paciente não melhora com o tratamento clínico ou com insulina. Este teste é realizado por um endocrinologista ou um clínico geral.

Fonte: https://logrono24horas.com/un-ciudadano-matinense-con-diabetes-se-somete-a-la-primera-cirugia-robotica-del-mundo/