Apesar das dificuldades balanço é positivo dos 100 primeiros dias da nova gestão a frente da prefeitura de Matinhos

                             Enquete criada pela página Caiobá Pesquisas

 

 A nova gestão a frente da prefeitura de Matinhos completou 100 dias a partir dessa data traçamos uma linha cronológica dos principais acontecimentos ocorridos desde o dia primeiro de janeiro de 2021

Janeiro: Assumir uma prefeitura após uma gestão que ficou 12 anos no poder de forma consecutiva, não é uma tarefa fácil, ainda mais quando estamos em meio a uma pandemia que já ceifou a vida de quase 400 mil brasileiros. Principalmente se foram deixados problemas e dívidas que vão a adequações com órgãos de controle como o TCE/PR e o MP/PR além de conciliar programas que independente da gestão devem ser dado continuidade relacionados as pessoas em vulnerabilidade social por exemplo.

Como falamos na primeira matéria sobre a gestão, (https://www.matinhos.info/2021/01/primeira-semana-de-ze-da-ecler-e-clecio.html) o prefeito e vice assumiram uma prefeitura que se quer havia cadeira para se sentar e tiveram que arrombar a mesma com a ajuda da polícia para poderem adentrar já que o antigo mandatário se quer deixou as chaves (um ato claramente anti-democrático). Não haviam itens básicos como materiais de escritório e isso se estende a outras áreas como a saúde, educação e segurança que estavam em uma situação extremamente degradante com profissionais trabalhando de maneira improvisada em meio a pandemia e isso se refletiu em um remanejamento de recursos e pessoas, pois até arrumar a casa se demora um certo tempo. Mas houveram descobertas importantes como as dívidas e processos deixados pela antiga gestão (https://www.matinhos.info/2021/01/aterro-fantasma-matinhos-pagava-por.html).

Fevereiro: No segundo mês a pandemia veio de maneira avassaladora sendo necessário o prefeito cumprir decretos estaduais além dos municipais que precisaram ser criados para conter a crise causada pelo Coronavírus (Covid-19) (https://www.matinhos.info/2021/02/equivoco-da-imprensa-sobre-lockdown.html), é claro que é impossível conseguir agradar a todos, nenhum prefeito quer fechar comércio ou mesmo atrapalhar o fluxo do município como em Matinhos que tem no turismo sua maior fonte de renda, mas no fim houve um entendimento para que fossem tomadas as medidas que surtiram efeito e isso pode ser comprovado com os números que foram alcançados pelo município no combate a pandemia sendo reconhecido até mesmo pela secretaria de saúde do estado por isso. Vitórias importantes como leis que quebram monopolios no município foram aprovadas mostrando que as mudanças já começaram a ocorrer (https://www.matinhos.info/2021/02/matinhos-podera-contar-com-armazem-da.html).

Março/Abril: Nestes dois meses, os efeitos da pandemia ainda são sentidos. E medidas restritivas vindas do governo do estado se tornaram necessárias. Mesmo assim o trabalho das secretarias como de meio ambiente, guarda municipal e saúde desempenharam um papel fundamental no andamento das atividades e tiveram destaque inclusive no Jornal Hoje da Rede Globo (https://www.matinhos.info/2021/04/matinhos-e-destaque-no-jornal-hoje-da.html).

Críticas e ajuste de gestão.

É claro que uma nova gestão não é feita apenas de conquistas, mas também das críticas necessárias para que se possa haver um ajuste e melhora na qualidade do trabalho prestado a sociedade. Mas antes precisamos dividir críticas construtivas das destrutivas assim como uma parte da oposição que até então era situação, mas como seu candidato perdeu acabaram indo para o outro lado. Vemos muitos ex-cargos comissionados falando de uma maneira desproporcional para o tempo que a gestão tem, mas diga-se de passagem que a atual gestão já fez muito mais em 100 dias de trabalho do que o ex-prefeito em quatro anos de mandato. Por isso essa oposição destrutiva deve ser desconsiderada e não devemos levar a sério pessoas que só estiveram em seus cargos para benefício próprio e hoje fazem críticas com o mesmo intuito de se beneficiarem um dia novamente.

Cargos Comissionados x Concursados

Infelizmente essa é uma crítica que a gestão tem que prestar muita atenção pois pode ter problemas sérios em breve. O prefeito se elegeu com o intuito da valorização de servidores do quadro concursados mas o que estamos vendo até o momento são muitas nomeações e os servidores concursados são poucos que conseguiram se sobressair e serem reconhecidos pelo seu conhecimento e competência, secretarias como o turismo por exemplo até o momento não se sabe qual é o propósito de tantos comissionados enquanto os concursados do quadro são deixados de lado em uma clara forma de desvalorização é preciso que o prefeito olhe e saiba quem são os servidores do quadro e converse com eles para saber como podem da melhor forma ajudar a prefeitura e serem aproveitados, pois ninguém melhor do que eles para saber o que acontece com a cidade por viverem o dia a dia do município além é claro da economia que pode ser feita usando servidores do quadro para ocupar posições algumas destinadas a eles, além de terem a formação necessária também um direito por lei.

Comunicação

Essa crítica vale para o prefeito seu vice e sua comunicação, a prefeitura quis mostrar serviço criando vídeos, fotografando até mesmo com lives, o que na nossa opinião acaba transformando a gestão em um "reality show" o que é muito perigoso. A população quer ver resultados como as ruas que precisam ser tapados os buracos além de uma coleta efetiva de lixo com cronograma e horários definidos, acessível e divulgada a todos. Mostrar os resultados é mais efetivo do que falar em reuniões e promessas que podem não se concretizar.

A página da prefeitura é um exemplo, postam vídeos da prefeitura mas não existe absolutamente ninguém para responder qualquer questionamento como se quem postasse fosse um robô que não sabe interagir com a população que o elegeu, e precisa de maneira democrática esclarecer questões que seriam do executivo, tornando assim uma comunicação ineficiente, chata e massante. Prefeituras como a de Curitiba são exemplo interagindo com a população e esclarecendo dúvidas pertinentes. 

É preciso entender que a comunicação em época de campanha é uma e a de um mandato eletivo é outra e parece que isso a administração não entendeu ainda. E acima de tudo que o prefeito não trabalha sozinho existem secretários e diretores que deveriam aparecer e mostrar o seu trabalho, o prefeito precisa aprender a delegar e dividir essa responsabilidade não assumindo sozinho qualquer acerto ou erro que por ventura venha acontecer com a gestão. Mas tem tempo para que se possa ajustar e tornar essa gestão a melhor que Matinhos já teve em toda sua história.