HUMILHADOS: Servidores públicos podem decidir a eleição em Matinhos


 A prefeitura de Matinhos conta com mais de 1.500 servidores destes cerca de 300 são cargos comissionados (bem acima do que tem outros municípios do litoral e do que a lei autoriza) e por coencidência são os que recebem o maior salário, lembrando que para ser cargo comissionado basta ser indicado politicamente, não é preciso ter formação, experiência, nem mesmo é verificado os antecedentes criminais do sujeito, bem diferente do servidor concursado que é preciso passar por várias etapas até a investidura no cargo público.

Em uma conta rápida um funcionário do RH que não quis se identificar passou a seguinte informação que e média um servidor público concursado tem cerca de 4 dependentes com um maior de 16 anos ou seja em idade que já pode votar, isso inclui mulher e filhos, fazendo uma Matemática simples, 1.200 servidores x 3 votos = 3.600 votos apenas dos servidores. Agora vamos imaginar o seguinte estes servidores tem pais, irmãos, tios, sobrinhas, sobrinhos, netos, netas, genros e assim por diante vamos dizer que cada servidor tem em média além dos seus 3 dependentes mais 3 parentes que de certa forma concordam politicamente e votariam em um candidato indicado por um servidor. 1.200 x 6 = 7.200 votos.

Agora vamos extrapolar esse número, muitos servidores tem amigos e conhecidos e principalmente diversos servidores lidam direto com o público, em áreas como saúde, segurança e educação. Vamos dizer que ao todo esse número seja de 4 pessoas o que totaliza 10 (3 familiares + 3 parentes + 4 amigos) x 1.200 = 12.000 votos por coencidência o número se aproxima do total que elegeu o prefeito na eleição passada.

Lembrando que esses números são de uma estatística em que cenários podem surgir e fazer toda diferença até o último dia da eleição. E esse número segundo alguns conhecidos pode ser até mesmo generoso pois a influência do servidor público pode ser muito maior.

Quem sabe nessa eleição os humilhados serão exaltados.