Em plena pandemia do Coronavírus prefeitura de Matinhos corta direito a insalubridade dos Agentes de Saúde


 Quando você pensa que já viu tudo na prefeitura de Matinhos que parece viver em uma realidade paralela se surpreende ainda mais. Se não bastasse a pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19). Agora os Agentes Comunitários de Saúde que fazem visitas as famílias e se expõem aos riscos diários sob sol e chuva, tiveram a desagradável surpresa de ter a insalubridade de seus vencimentos cortada.

O que é uma atividade insalubre?

Atividades insalubres são aquelas em que os trabalhadores são expostos à agentes prejudiciais à saúde em quantidade acima do que são permitidas por lei.

São consideradas atividades ou operações insalubres as que se desenvolvem (Norma Regulamentadora 15):

Acima dos limites de tolerância previstos nos anexos da NR-15 (Limites de Tolerância para Ruído Contínuo ou Intermitente; para Ruídos de Impacto; para Exposição ao Calor; para Radiações Ionizantes; Agentes Químicos cuja Insalubridade é caracterizada por Limite de Tolerância e Inspeção no Local de Trabalho; e Limites de Tolerância para Poeiras Minerais);


No trabalho sob Condições Hiperbáricas, com Agentes Químicos e Agentes Biológicos;


Comprovadas através de laudo de inspeção do local de trabalho, relacionadas a Radiações Não Ionizantes, Vibrações, Frio e Umidade.


Fonte: https://vanessadeandradepinto.jusbrasil.com.br/artigos/510346398/seguranca-do-trabalho-o-que-e-insalubridade

Enquanto em outras prefeituras os gestores trabalham para melhorar as condições de trabalho e qualidade daqueles que arriscam suas vidas em pról da população, a Prefeitura de Matinhos continua com seu projeto de desvalorização dos servidores, deixando bem claro essa posição através do pagamento dos salários mais baixos do litoral, vale refeição que não compra se quer 1 marmitex por dia e agora o corte de direitos básicos o que deixa a maioria dos servidores sem condição mínima para poder desempenhar seu trabalho de forma digna.