O que é Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM)
O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Veja as transformações dos municípios consultando o box de pesquisa ao lado. Abaixo, assista ao vídeo que explica o que é e como funciona o índice.
Acompanhamos a situação do índice Firjan em três áreas fundamentais, Emprego & renda, Educação e Saúde e podemos verificar que Matinhos é uma cidade que ficou estagnada, enquanto outras cidades evoluiram e conseguiram se sobressair, em mais de 8 anos Matinhos perdeu posições importantes no ranking estadual e nacional, fato que influência por exemplo onde empresas vão se instalar para gerar emprego e renda, além de investimentos na aŕea de saúde e educação, acompanhe os gráficos abaixo:
Como podemos verificar no gráfico acima, Matinhos no ano de 2008 ocupava a posição número 112° no ranking estadual e 1038° no ranking nacional que avalia o desenvolvimento socioeconômico de Emprego & renda, Educação e Saúde.
Já em 2016 ou seja 8 anos depois, podemos verificar uma grave piora do município de Matinhos nesses indicadores, no Ranking estadual Matinhos em 2016 ocupa a posição de número 144° ou seja despencou 32 posições em 8 anos, já no índice nacional a situação é muito pior pois em 2016 Matinhos ocupou a posição número 1105°, despecando 67 posições em relação ao ano de 2008, ou seja foi superado e ultrapassado por outras cidades que foram ao longo desses oito anos investindo e evoluindo mais do que Matinhos nas áreas de Emprego & Renda, Educação e Saúde.
Por isso fica a lição a cidade que para no tempo e fica estagnada sem projetos para geração de empregos e renda para a população e sem dar atenção aos profissionais em áreas como saúde e educação com baixos salários e desvalorização de seus servidores o resultado é esse, uma cidade que vem despencando nos índices de desenvolvimento e isso é ruim não apenas para Matinhos como também o litoral e o Paraná inteiro por se tratar de um índice, estadual e federal.
*Essa matéria foi feita em conjunto com a equipe de estatística da empresa CA Data.